Como perdoar quem nos feriu?

Quem nunca sentiu necessidade de perdoar alguém?

Quem nunca sentiu que jamais conseguiria perdoar determinada atitude de alguém?Confesso que eu também já me senti incapaz de perdoar. Já me vi dizendo a mim mesma que isso seria impossível, uma atitude praticamente impensável.E, então, de repente, eu entendi que perdoar não significa desculpar determinado comportamento, pois, alguns, realmente, são fortes e atentam contra o nosso próprio bem-estar físico e mental. E isso, na realidade, não dá para aceitar.Afinal, vocês devem concordar comigo que é extremamente difícil ser capaz de conviver com alguém que nos traiu, humilhou, amaldiçoou, sem sentir aquele nó na garganta, aquela repulsa, aquela insegurança.Mas hoje, eu venho lhe contar um segredo que mudou a minha vida e me libertou para uma vida plena.

O fato é que perdoar está relacionado à capacidade que nós podemos desenvolver de simplesmente deixar ir.

Liberte-se de todos os pensamentos negativos sobre quem lhe fez algum mal.Deixe ir toda mágoa, ressentimento e culpa por não ter percebido, por não ter reagido, por ter acreditado uma terceira vez.Deixe ir.

Entenda que quando nos libertamos de tudo o que foi ruim, abrimos espaço e energia para que o que é bom faça morada em nós.

Abra seu coração nesse exato momento e diga em alto e bom som: Eu lhe perdoo. Eu me perdoo.

Diga, repita, grite. E permita-se sentir a libertação ocorrendo dentro do seu peito, agora mesmo.Foi no momento em que eu entendi que a pessoa que nos fere está, na realidade, sofrendo ainda mais, que eu fui capaz de exercer a compaixão e me tornei capaz de perdoar.Não, você não precisa conviver com quem lhe feriu. Não precisa concordar com suas atitudes. Você precisa apenas entender que cada um age de acordo com a sua consciência, com aquilo que aprendeu a ser ao longo de sua vida e, simplesmente, deixar que a pessoa siga seu caminho em paz.

Hoje, quando alguém me fere, eu simplesmente fecho meus olhos, respiro fundo e peço a Deus que o oriente, que o abençoe e que me liberte de toda a energia negativa que possa ter sido direcionada a mim naquele momento.

E, hoje, eu o convido a fazer o mesmo.

 

Texto desenvolvido exclusivamente para O Segredo

Deixe uma resposta